sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Cabul é logo ali - crônicas da aconchegante capital afegã

Quando solicitei verba para viajar ao Afeganistão, nosso editor-chefe não só recusou de imediato como ameaçou reduzir meu polpudo salário caso eu pedisse mais dinheiro. Logo, minhas crônicas sobre a cidade que dá metade do nome ao blog vão ter que ser feitas daqui do Rio mesmo.

A Wikipedia (www.wikipedia.org) – fonte de imensa credibilidade - não ajudou dessa vez, como ajudava nos tempos de colégio. “Cabul ou Kabul (em dari کابل) é a capital e maior cidade do Afeganistão. Cabul é também a capital da província de Cabul. É a capital afegã desde 1773.” O verbete é pobre, mas a cidade não mais.

Desde que os simpáticos seguidores do talibã deixaram de administrar o país, retirados pelo sempre gentil governo George Bush, a cidade não pára de se vender ao Capitalismo. Hoje em dia, o povo pode ouvir música, empinar pipa, usar internet e até plantar papoula (matéria-prima do ópio), coisas que os talibãs proibiam.

Percebendo o imenso potencial de marketing que possuía a capital do Afeganistão, o novo governo e capitalistas sedentos por riqueza criaram a franquia Cabul, hoje sucesso no mundo inteiro. Basta uma busca no Submarino (www.submarino.com.br) que você encontrará 7 resultados de livros com Cabul no título.

O Livreiro de Cabul, Cabul no Inverno, Eu Sou o Livreiro de Cabul e o Salão de Beleza de Cabul fazem grande sucesso de vendas aqui nas terras tupiniquins, sem contar com o best-seller O Caçador de Pipas, que só não tem Cabul no nome porque o título ia ficar grande demais. Imagina: O Caçador de Pipas de Cabul. Não ia ficar legal.

Para aqueles que querem escrever seu próprio livro-Cabul, é bom saber que o preço da franquia é bem salgadinho. Nós mesmo, aqui no blog, pagamos alguns milhares de dólares mensais para que o receptivo povo da capital afegã possa comprar pipas e plantar papoula, o maior produto de exportação do Afeganistão.

Quando nosso editor-chefe decidiu qual seria o nome do blog, eu falei que era melhor outro Canteiro mais em conta. De repente Istambul (que rimava) ou algo mais sonoro como Canteiro Papua-Nova Guiné. Ele não gostou da intromissão, ameaçou reduzir meu polpudo salário e me chamou de coisas desagradáveis. O PH e o Nuno não se manifestaram e me chamaram de coisas desagradáveis também. Puxa-sacos.

Ficamos por aqui, meus 3 leitores (minha namorada, minha mãe e eu)! Em breve traremos mais crônicas da mais pop das cidades do Oriente Médio.

3 comentários:

Nuno Coimbra disse...

G-E-N-I-A-L!!!
Jesus, me caguei de rir -só uma mijar de rir seria eufemismo.
Fantástibuloso.
Ps. Quanto ao seu último conto do Foco Zero, põe de novo o último parágrafo dobrado! Tava foda! Combinou perfectamente...
Abs

Unknown disse...

huahuauhahuahuahahua.....

MUITO BOM, MÁRCIO!!!

EI, conta mais um leitor aí ou, eu aqui ó! Pooo....

:)

Bom fim-de-semana!

Anônimo disse...

HAHAHAAHAH poooooo
Não vale!
Eu tenho q ser a primeira a comentar os posts do meu namorado!
Mas, tudo bem... essa eu deixo passar
Pq ta MTOOOOOOOOOO engraçado mesmo HAHAHAHAHA
Ri qd li, ri qd falei com vc no tel q tinha lido e ri agora com os comentarios do nuno e da isadora dizendo q tinham rido mt tb!

Aiiiiiiiiiii mor, eu n aguento com vc!
Detalhe q o nuno flw a mesma coisa q eu falei pra vc no telefone: G-E-N-I-A-L!

Amei!!!!!! Mttttt bem escrito, mt inteligente e mt divertido!

Caraca.... meu namorado eh foda!
E vc pode perceber q eu n to falando isso soh pq vc eh meu namorado, pq eles dois aih falaram a mesma coisa =P

Te Amo! Mt "orgulhada" d vc!