segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Caio F. no Festival do Rio

Dizem que adaptações de grandes romances costumam decepcionar nas telonas. Há algumas exceções, diga-se antes, mas em geral as surpresas não são lá muito agradáveis. Tentarei abandonar qualquer pré-julgamento para assistir "Onde andará Dulce Veiga?", adaptação de Guilherme de Almeida Prado para o romance homônimo de Caio Fernando Abreu. A estréia será no Festival do Rio, no dia 23 deste mês, em sessão popular no Cine Odeon. A principal notícia sobre o filme que pipoca pelos veículos de comunicação (vejam como é a imprensa) é a de que Carolina Dieckmann aparece nua. Ela pode ser muito gostosinha, mas interpretar a roqueira drogada e lésbica Márcia Felácio parece muito para o caminhão dela... Bom, eu disse que não faria pré-julgamentos.

O livro, lançado originalmente em 1991, é eletrizante, repleto de personagens misteriosos e grandes sacadas textuais e intertextuais de Caio. Um prato cheio para quem procura uma leitura aparentemente leve, mas carregada de profundidade e referências do mundo pop. Na trama, um jornalista decide descobrir o paradeiro de Dulce Veiga, uma atriz e cantora que desapareceu misteriosamente nos anos 60. A busca se revela profunda quando o personagem compreende que precisa descobrir muito sobre si para encontrá-la. Segundo o próprio autor, o romance foi concebido com franca ambição cinematográfica. Enquanto produzia o livro, ele trocou cartas com o amigo Guilherme falando sobre as suas pretensões. “E pense em Dulce Veiga, antes que algum aventureiro lance mão!”, escreveu em uma das correspondências. Foi uma das melhores leituras dos últimos meses.

O elenco conta ainda com Maitê Proença (no papel de Dulce), Christiane Torloni, Júlia Lemmertz e Eriberto Leão. Não é lá dos melhores, vou apenas na certeza de conferir um bom enredo.

Foto: Caio Fernando Abreu/ Divulgação.

4 comentários:

Nuno Coimbra disse...

é isso aê cara...
mas quer saber, filem eh o caralho.
quero é lçer essa porra. já sondei e pasme! tem um exemplar na biblioteca da puc.
tão logo essa semana tensa acabe, pegarei esse e mais um bukowiski. por sinal, ha outros romances dele por lá.
nao preciso nem dizer q vale conferir, ne?
ps. minha irmã ganhou melhor atriz por adaptação do 'pela passagem de uma grande dor'!!! \o/ ver se arrumo pra gnt sassistir.

Nuno Coimbra disse...

ps. comentário anterior lotado de erros de digitação e indicação de um BukowIski... Será um primo do escritor maldito, ou talvez o seu irmão gêmeo bonzinho?

Marcio Nolasco disse...

Existem boas adaptações, é só lembrar de Cidade de Deus, Laranja Mecânica e Um Estranho no Ninho... MAAAAS, em geral é decepcionante mesmo, principalmente se você lê o livro primeiro.
Não li o livro, mas minha filha número 1 leu e disse que é muito bom (momento Sílvio Santos)

Anônimo disse...

Po...atmbém fiquei com vontade de ler esse livro!