quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Madeleine


Pra quem não conhece a história, vou dar uma resumida. Essa menina bonitinha de 4 anos aí da foto é Madeleine McCann. Ela é britânica e supostamente desapareceu em um hotel de Portugal, há uns 5 meses, enquanto seus pais estavam jantando. Supostamente. Depois de muito chororô da mãe, comoção internacional (inclusive do Papa), polícia pra cá, polícia pra lá, acharam uma amostra de sangue da menina no carro que os pais alugaram e detectaram doses cavalares de tranqüilizantes. Ou seja, os pais são os principais suspeitos da morte de Madeleine.

Nessa terça vazou na imprensa essa foto aí de baixo. Uma turista passeando pelo Marrocos fotografou uns nativos e “achou” Madeleine. Os meios de comunicação do mundo inteiro deram cartaz pra essa foto, como se fosse a descoberta investigativa do século. Caceta, olha pra foto! Tá mais desfocada que visão de míope sem óculos; essa menina podia ser Madeleine, uma anã loira, Sasha ou até mesmo uma daquelas bonecas grandonas.



Claro que logo no dia seguinte, um repórter foi lá e descobriu que a garotinha não era Madeleine coisa nenhuma. O nome dela é Bouchra (na foto, a menina da esquerda), tem três anos, é marroquina e é muito – mas muito! – diferente da menina britânica. Pra confirmar (precisava??) os pais, assustados, mostraram a certidão de nascimento da menina, provando que Bouchra não era Madeleine.



O absurdo é a imprensa noticiar isso sem nenhuma filtragem. Na ânsia de não ser “furado” pelos concorrentes, quase todos os veículos do Brasil e do mundo deram a notícia. Será que ninguém se questionou que a foto estava absurdamente desfocada e que aquela garotinha loira poderia ser qualquer garotinha loira de 3, 4 ou 5 anos?

Ontem um policial português declarou que esse tipo de notícia é uma forma dos pais de Madeleine, principais suspeitos de sua morte, desviarem a atenção deles. Mas é claro! Pelo menos alguém sóbrio no meio dessa história. Entendo a comoção das pessoas, sei que ela é uma gracinha e dá muita dó imaginar que tenha morrido, mas foi o que aconteceu. Os pais irresponsáveis quiseram sair, sem crianças pra encher o saco (ela tinha dois irmãos gêmeos que também dormiam no hotel), abarrotaram a menina de remédio pra dormir e foram dar uma volta. Se arrependeram e agora tão “achando” Madeleine em todo canto.

Madeleine pode estar aí pertinho de você, tomando sorvete na praça, andando de metrô, comendo pipoca ou passeando com o cachorro. Sua filha, sua irmã, sua prima. Todas podem ser Madeleine. Até aquele priminho loiro que deixou o cabelo crescer.

Nenhum comentário: