terça-feira, 18 de setembro de 2007

Vinicius, Baden e Odette

Pra quem não sabe, sou uma compradora compulsiva de CDs. Quando estão em promoção, principalmente. Meu maior prazer é vasculhar as lojas até encontrar um bom e barato CD. Foi numa dessas garimpadas que, na última sexta-feira, encontrei um álbum até então desconhecido por mim: “Vinicius e Odette Lara”.

Foi uma surpresa saber que a atriz também cantava. Talvez, ignorância minha. E que surpresa boa! Odette se entrega às interpretações sem exagero. Canta com leveza e, ao mesmo tempo, convicção do que diz. Vinicius de Moraes canta forte, com um astral pra cima. Nem parece aquele Vinicius triste, que tanto sofria por amor. As canções - vocês não vão acreditar! - todas dele e de Baden Powell. Nessa época, o violonista se consagrava como compositor e um dos grandes parceiros de Vinicius. O repertório foi escolhido a dedo. Além das clássicas “Berimbau”, “Samba em Prelúdio” e “Samba da Benção”, há algumas pouco conhecidas, mas muito bonitas, como “Deixa”, “Seja Feliz” e “Além do Amor”.

O disco é o resultado da mistura de música, poesia e interpretações primorosas dos dois cantores. Foi lançado em 1963 com selo da “Elenco”, produção de Aloyzio de Oliveira e arranjos de Moacir Santos. Por tudo isso, é, sem dúvidas, um clássico da nossa música. E eu, muito ingênua, só percebi isso agora, enquanto termino de escrever esse texto.

3 comentários:

Unknown disse...

Achar esse disco em promoção não é mole não, Elis! Por sinal, puta disco. Além das músicas - com o ainda pouco conhecido Baden -, a capa é linda. Bem ao estilo "p/b clean" da Elenco e dos discos bossa nova.

Marcio Nolasco disse...

E o Canto de Ossanha??? Não tem??
Então não presta!
Brincadeira, vou ouvir!

Anônimo disse...

élissss! q orgulho!
o txt ta lindo, nada piegas, sua bocó.

vc escreveu de maneira gostosa de se ler um tema gostoso de se debruçar.

aliás, pode colocar esse cd na listinha dos meu proximos emprestimos discograficos. hhehe

bjo pra vc e abraco no marcito e ph. paty brownie tb ta, ne? bjo pra ela tbm ;)