domingo, 28 de outubro de 2007

Viva o Ringão!

Ringo costuma ser lembrado como o beatle mais simpático e fanfarrão. Às vezes ouvimos falar mais de seus dotes como ator e comediante, presentes nos primeiros filmes da banda, do que de seu talento musical. O fato é que é covardia competir com John, Paul e George. Qualquer um ficaria intimidado com a concorrência. E claro, Ringo nunca foi um puta compositor, mas teve seus momentos inspirados com e sem a banda.

O recém-lançado Photograph: The Very Best of Ringo Starr é a compilação desses momentos em carreira solo, e por isso mesmo é discografia obrigatória. Act Naturally é a única música originalmente lançada com os Beatles. No entanto, ela aparece numa versão de 1989, com Buck Owens.

Todos os ringohits estão aqui, a começar pela música que dá nome ao álbum, It Don’t Come Easy, You’re Sixteen (You’re Beautiful and You’re Mine), No-No Song, Good Night Vienna... Ringo passeia desinibido entre o pop, o rock’n’roll, o country e a balada, além de reunir composições e participações dos outros Beatles. Diversão garantida.

Ao ouvir e ler com atenção a trajetória do cara, descobrimos porque Ringo sempre foi um talentoso showman. Pouca gente sabe, mas antes de ingressar nos Beatles substituindo Pete Best, o baterista era um dos músicos mais requisitados de Liverpool, não só pela competência com as baquetas, mas também por saber cantar. Com a banda, revelou-se mais do que um animador de auditório. Além de músico eficiente e preciso, Ringo mudou a forma de tocar, gravar e afinar bateria, sendo muito copiado posteriormente. Foi uma espécie de “revolução silenciosa”. Viva o Ringão!

2 comentários:

Elis Bartonelli disse...

Ih, que bacana isso PH!
Não sabia dessas coisas do Ringo!
" A maior revolução é aquela que é feita em silêncio" -> frase alguém que eu não sei o nome, mas já a ouvi e escrevo num momento pseudo-pseudo, se é q vc me entende!

Unknown disse...

Inicialmente falando sobre a coletânea, que vai de 1971 a 2005, os "ringohits", como você criativamente citou, estão muito bem selecionados. Andei pesquisando sobre o CD e encontrei algumas curiosidades: as músicas Photograph e Wrack My Brain foram compostas por George Harrison, I´m the Greatest e Goodnight Vienna por John Lennon, a participação de Paul McCartney em "You're Sixteen" e a de Elton John ao piano em Snookeroo. Apesar de Ringo não ter como concorrer com seus ex-companheiros de banda, ele sempre contou com a participação de muita gente de peso em seus trabalhos, principalmente nas várias edições da All Star Band, como Eric Clapton, Peter Frampton, John Entwistle (ex-The Who), Greg Lake (ex-Emerson, Lake and Palmer), Roger Hodgson (ex-Supertramp), Billy Preston, Zak Starkey (filho mais velho de Ringo), Jack Bruce (ex-Cream), Gary Brooker (ex-Procol Harum), Randy Bachman (ex-Bachman-Turner Overdrive), dentre outros. O seu último parágrafo, sobre o fama de Ringo como baterista e cantor em Liverpool antes dos Beatles, me deixou bastante surpresa.
Um enorme beijo,